Brunno Elias

Atividade física, bem-estar e um pouco mais (ou não…)

Treino intervalado, uma boa opção

Posted by Brunno em 17 de Março de 2010

Recente reportagem publicada no Portal da Educação Física explica um estudo que apresentou as vantagens do treinamento intervalado de alta intensidade sobre o treino moderado, na relação entre benefícios e preguiça tempo disponível.

No estudo, os autores chegam a afirmar que 10 tiros de alta intensidade com pequena duração (1 minuto de esforço com o mesmo tempo de recuperação) tem efeitos equivalentes a 10 horas no mesmo exercício com intensidade moderada. A equivalência pode ser exagerada, mas o esclarecimento sobre esses benefícios é o importante.

Normalmente emprego treinos baseados em tiros, sejam na rua com corrida ou ciclismo, seja na esteira ou bicicleta ergométrica. O esforço com alta intensidade por curto período, seguido de recuperação ativa (baixa intensidade) estimula o fornecimento energético com rapidez, produzindo metabólitos (ex: ácido lático) e acelera o trabalho mitocondrial, já que na recuperação é necessário repor as fontes energéticas imediatas e também tentar retornar ao estado de equilíbrio orgânico. Isso acontece em uma série (esforço e recuperação), mas o treino é composto por várias séries, na dependência do objetivo do cliente e do treino.

Os objetivos incluem melhora no desempenho, maior resistência a acidose, melhora na produção energética, consumo calórico ou mesmo encurtamento do tempo de treino, para os mais ocupados. Recentemente verifiquei, após período com treinos intervalados, melhora no limiar anaeróbio de um cliente. Agora ele consegue correr em uma intensidade maior e com menor indução de acidose, melhorando o desempenho.

O treino intervalado também permite a sinergia com o treino de força. Normalmente aplico com a seguinte forma: aceleração, esforço, recuperação ativa e dois exercícios de força, no formato de um circuito. O treino termina caracterizado como de alta intensidade, mas sem cobrar muito tempo de treino do cliente (45 à 60 minutos).

Treino intervalado e em circuito, fica a dica para as próximas prescrições!

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