Brunno Elias

Atividade física, bem-estar e um pouco mais (ou não…)

A organização do Personal cycle coaching

Posted by Brunno em 21 de Fevereiro de 2010

Personal cycle coaching é o termo em inglês que se refere ao treinamento individualizado com bicicleta ou de ciclismo. É o treinador focado no ciclismo que guiará o cliente em rumo aos seus objetivos, seja saúde, condicionamento físico ou competitivo, sempre tendo a bicicleta como principal equipamento dos treinamentos, e outras atividades agindo em sinergia com a modalidade. Vindo de uma família de ciclistas, é natural que hoje, atuando como treinador, eu tenha clientes focados em ciclismo, e dessa forma vamos tratar como se organiza um treinador de ciclismo com treinos individualizados.

O ciclismo já faz parte do cotidiano das grandes cidades, seja pelo apelo de mobilidade, estilo da vida ou meio de transporte. Apesar dos riscos do uso da bicicleta no mesmo ambiente que os carros, o treinador pode escolher locais com menor tráfego de veículos motorizados e que ofereçam mais segurança ao cliente no momento da pedalada. Na escolha do local também influi o tipo de terreno: plano, com curvas, subidas e descidas. Essa escolha deve se pautar pelo tipo de treinamento do dia. Normalmente utilizo locais com maior movimentação de ciclistas e corredores, e mesmo com os poucos carros, sempre tenho atenção em quem se aproxima e também da iluminação das bicicletas e vestimentas. Além da manutenção habitual das bikes, é preciso ter adesivos refletivos e luzes de alertas para aqueles que, como eu, treinam à noite, e não abrir mão da vestimenta adequada (e colorida) do ciclismo e do capacete.

Sobre o treinamento, no ciclismo existe importante influência da fisiologia do exercício, principalmente nos quesitos de esforço e pausa para recuperação das vias energéticas. Assim como qualquer atividade predominantemente cardiorrespiratória, o ciclismo usa como controle de treinamento a frequência cardíaca, sendo que com a convivência do treinador e cliente e conhecimento do terreno, o treinador pode passar a controlar a intensidade pela velocidade média ao lado do cliente, sempre atento a inclinação do terreno, direção e força do vento e relação de marchas.

No primeiro treino ao lado do cliente, o treinador normalmente fará uma pedalada de diagnóstico, com monitoramento da frequência cardíaca e da forma de pedalada, que será a habitual do cliente. A partir do que o cliente já conhece e desenvolve em cima da bicicleta, o treinador poderá planejar o treinamento, corrigindo falhas de posicionamento, melhorando potência anaeróbia e condição cardiorrespiratória e influenciar nas mudanças de composição corporal.

Assim como qualquer outro treinamento, o ciclismo tem de ser planejado e prescrito de forma individualizada, apesar de ser uma atividade muito prazerosa de se desenvolver em grupo. A contratação de um treinador de ciclismo, ou personal cycle coaching, é uma forma com bom custo-benefício tendo em vista os resultados que se deseja com a modalidade. No ciclismo apenas ter bons equipamentos não rende bons resultados, é preciso desenvolver técnicas apuradas, tanto de segurança quanto de rendimento.

Como o tema é extenso, vamos ficar por aqui e tratar de assuntos específicos sobre o treinamento de ciclismo em uma próxima coluna. Boas pedaladas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: