Brunno Elias

Atividade física, bem-estar e um pouco mais (ou não…)

Archive for Dezembro, 2009

Videogame para entrar em forma!(?)

Posted by Brunno em 29 de Dezembro de 2009

Ciente da distância entre jogadores de videogames e a prática de atividade física, a Nintendo, grande nome da indústria de games, viu na sua última plataforma, o Nintendo Wii, a chance de diminuir essa distância.

O videogame conta com um controle baseado no movimento do corpo, simulando várias situações: corrida de carros, tênis, boxe, lutas de sabres de luz… A última grande sacada da empresa foi um jogo que simulava treinamento físico, e agora chega a segunda edição.

O trecho a seguir é uma livre tradução do site Game Crazy, e logo depois vem os comentários de um treinador que também joga videogames.

“Com lançamento marcado para 5 de janeiro de 2010, My Fitness Coach 2: Workout and Nutrition (algo como Meu Treinador 2: Treinamento e Nutrição) tem o objetivo de demonstrar como se exercitar para alcançar um corpo saudável e a ter a energia que você precisa. Parte treinador (?!), parte nutricionista (?!), o jogo está preparado para te deixar em forma, dentro da academia ou fora. Modele sua rotina de treinamento com 80 exercicios focados em seus objetivos pessoais (?!). Treine para perder peso (e talvez achar novamente…), baixar seu colesterol, entrar em forma para sua roupa de verão, e mais. Quando preparar sua rotina de treinamento, escolha uma das 130 receitas, construída com base em seus sabores preferidos e acompanhadas de uma lista de compras e cardápios semanais, que vão te ajudar a alcançar seus objetivos.”

É inegável que a presença do Nintendo Wii (e logo mais a contribuição das outras plataformas que adotarão o controle baseado em movimentos, como o Playstation 3 e o XBOX) facilitam a prática de atividade física habitual por pessoas sedentárias.

É tão relevante que no último Congresso Internacional de Ciências do Esporte o videogame esteve presente. Mas também é ser muito simplista ao pensar que um jogo (ou programa de computador) tem a capacidade de personalizar a rotina de treinamento físico, principalmente em casos especiais como obesos, hipertensos ou mesmo sedentários mórbidos.

O jogo pode ser seguro para pessoas saudáveis, que poderiam ir para a rua praticar atividade física! Um exemplo é o vídeo abaixo (em inglês) que explora a capacidade da plataforma em alcançar a zona de frequência cardíaca para melhora da capacidade aeróbia.

Como visto o jogo não alcança a zona ideal de treino.

Provavelmente esperar que um jogo seja capaz de transformar um sedentário em atleta seja pedir demais. Temos de encarar isso como é: um jogo. Pode ser uma ferramenta para aumentar o nível de atividade física habitual, mas não um fim em si.

Um bom treino, uma boa sessão de videogame e um ótimo 2010 para vocês!!!

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Jean e Hernanes do São Paulo FC em Campo Grande

Posted by Brunno em 17 de Dezembro de 2009

O jogo entre os times Amigos do Jean (vermelho e branco) e Rádio Clube (azul) aconteceu na noite de terça (15/12/09) no Rádio Clube campo. Minha amiga de trabalho Renata fez o convite e fui lá ver os ídolos!

Seguem as fotos desfocadas…

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Dieta no fim de ano, dá certo?

Posted by Brunno em 11 de Dezembro de 2009

Durante minhas visitas aos sites que acompanho, encontrei esse excelente texto, publicado por Juliana Garcia, no site Um Metrossexual. Já comentei sobre esse site aqui, a respeito do Gustavo Tijolo, e deixo a dica para adicioná-lo a seu Favoritos. Vamos ao texto!

Com a chegada do mês de dezembro, as pessoas começam a correr contra o tempo para entrar em forma para aproveitar o verão, e com isso encaram aquela dieta que durante todo o ano ficava para a “próxima segunda-feira” e lotam as academias malhando todos os dias para secar as gordurinhas extras.

É quase impossível manter uma alimentação leve, equilibrada e saudável nas festas de natal e ano novo, pois é bem nessas ocasiões que as pessoas acabam abandonando a dieta e podem colocar tudo a perder.

É possível evitar um estrago nessa época do ano (uma das mais gostosas por sinal!), principalmente para quem já vem mudando seus hábitos há alguns meses. É por isso que deixo aqui hoje algumas dicas para ajudar a manter os bons hábitos alimentares ainda que existam as tentações gastronômicas do natal:

* Mantenha o bom fracionamento da dieta ao longo do dia (inclusive nos dias de festas), sem pular refeições, porém fazendo lanches mais leves nos intervalos, como frutas, sucos ou barrinhas de cereal por exemplo.

* Deixe as tentações apenas para a hora da ceia e coma com moderação. Procure consumir verduras e alimentos mais leves como entrada das principais refeições para evitar o exagero no prato principal.

* Cuidado com as frutas secas dessa época do ano, como nozes, castanhas, avelãs etc. São alimentos com boa fonte de gordura vegetal monoinsaturada, que faz bem ao coração, porém é bastante calórica e pode contabilizar muitas calorias a mais no final do dia.

* Procure evitar refeições com alimentos calóricos ou gordurosos ao longo do dia para economizar nas calorias.

* Procure estar bem alimentado antes de ir aos happy hour ou festas de fim de ano, por isso tenha sempre uma barrinha ou fruta no trabalho para não chegar lá com aquela fome de devorar tudo que vê pela frente.

* Lembre-se de fazer escolhas mais saudáveis sempre que possível.

* Mantenha a freqüência de atividade física.

* Não passe vontade na melhor época do ano… Coma com moderação!!!

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Comportamento do cortisol e testosterona no treinamento de força

Posted by Brunno em 6 de Dezembro de 2009

*Texto apresentado como avaliação na especialização em Wellnes: Saúde & Bem Estar.

O treinamento de força tem implicações importantes nos músculos, tecidos conjuntivos (ligamentos e tendões) e ossos, estruturas que normalmente são alvos dos objetivos dos treinos. Concomitante aos efeitos sobre esses sistemas, o treinamento de força também resulta em manifestações no sistema endócrino (FLECK; KRAEMER, 2006), entre outros. Dentre essas alterações, se destacam as mudanças referentes aos hormônios cortisol e testosterona, relacionados ao estresse de forma geral e processos anabólicos (POWERS; HOWLEY, 2000), respectivamente.

O cortisol atua na manutenção da glicemia por meio de processos catabólicos (gliconeogênese e liberação periférica de substratos), respondendo ao estresse de forma geral (FLECK; KRAEMER, 2006), com liberação pelas glândulas adrenais. Powers e Howley (2000) citam como estímulos os danos teciduais (fraturas e queimaduras) e o exercício físico. Dessa forma, o treinamento de força também influi na concentração desse hormônio. Intervalos curtos entre as séries (por volta de 1 minuto) provocam aumento no nível do cortisol mais significante que intervalos mais longos, como 3 minutos (FLECK; KRAEMER, 2006). Apesar desse comportamento da concentração hormonal, não é possível concluir que um tipo de treinamento de força afeta de forma determinante a concentração do cortisol (FLECK; KRAEMER, 2006). O treinamento crônico parece diminuir a sensibilidade a concentração do cortisol, enquanto os efeitos agudos se relacionam ao nível do estresse metabólico.

Abordando essa discussão, Uchida et al. (2004) encontraram diminuição na concentração de cortisol em repouso, após treinamento crônico em mulheres, e incremento no nível hormonal em situação pós-treino. Já em outro estudo desses mesmos autores (UCHIDA et al, 2006), agora com homens, houve aumento do cortisol de forma aguda e crônica. As respostas da liberação do cortisol ao trabalho de força parece respeitar a intensidade (volume e carga) de exercício, de acordo com a demanda por substratos energéticos, mais que algum modelo de treino.

Já sobre a testosterona Fleck e Kraemer (2006) acreditam que deve ser estudada por meio de sua porção livre, que é a que afeta os tecidos-alvos, apesar da ação significante do hormônio ligado sobre os músculos. A testosterona é relacionada as características sexuais masculinas, sendo liberada pelas glândulas sexuais. De forma aguda, a concentração de testosterona livre permanece inalterada ou diminui após uma sessão de treinamento de força. De forma crônica, em homens adultos, o treinamento de força provoca aumento da concentração de testosterona durante o repouso. Esse comportamento hormonal se relaciona a hipertrofia da musculatura esquelética.

Fleck e Kraemer (2006) apontam que a utilização da razão testosterona:cortisol (T:C) tem sido usada para medir a situação anabólica do organismo. Se existe diminuição da razão T:C, apresenta-se um indicador de estímulo muito estressante, com elevação no nível do cortisol. Lembrando da característica catabólica do cortisol, essa relação pode ser danosa para praticantes que objetivam a hipertrofia muscular. Uchida et al. (2006) demonstraram que o treino de força pelo método tri-set é mais estressante que o método de múltiplas séries por meio do controle da razão T:C.

REFERÊNCIAS
FLECK, Steven J.; KRAEMER, Willian J. Fundamentos do treinamento de força muscular. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

POWERS, Scott K.; HOWLEY, Edward T. Fisiologia do exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. Manole: São Paulo, 2000.

UCHIDA, Marco Carlos et al. Alteração da relação testosterona:cortisol induzida pelo treinamento de força em mulheres. Rev Bras Med Esporte, Niterói, v. 10, n. 3, mai/jun/2004.

UCHIDA, Marco Carlos et al. Efeito de diferentes protocolos de treinamento de força sobre parâmetros morfofuncionais, hormonais e imunológicos. Rev Bras Med Esporte, Niterói, v. 12, n. 1, fev/2006.

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Premiação da FMSC de 2009

Posted by Brunno em 6 de Dezembro de 2009

Aconteceu no domingo (06/12/09) a premiação dos campeões do ciclismo e mountain bike de Mato Grosso do Sul de 2009. A cerimônia foi no Tênis Clube de Campo Grande com grande almoço.

Seguem as fotos.

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Pedalada da Pratika

Posted by Brunno em 5 de Dezembro de 2009

Nesse sábado (05/12/09) a Academia Pratika realizou um passei de confraternização de fim de ano, com alunos e professores. A Equipe Gilmar Bicicletas esteve presente com apoio técnico durante o percurso.

Seguem as fotos!

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