Brunno Elias

Atividade física, bem-estar e um pouco mais (ou não…)

Creatina melhora potência anaeróbia em mountain bikers

Posted by Brunno em 18 de Novembro de 2009

Mais uma evidência para o uso de creatina como suplemento alimentar em ciclistas, mais especificamente mountain bikers. Guilherme Eckhardt Molina, Guilherme Fávero Rocco e Keila Elizabeth Fontana, da Universidade de Brasília, publicaram na Revista Brasileira de Medicina do Esporte, o artigo Desempenho da Potência Anaeróbia em Atletas de Elite do Mountain Bike Submetidos à Suplementação Aguda com Creatina.

O trabalho teve como objetivo investigar os efeitos da suplementação aguda com creatina no desempenho da potência anaeróbia de atletas de elite do mountain bike.

A pesquisa contou com 20 atletas em período básico do macrociclo de treinamento, que foram distribuídos aleatoriamente (duplo-cego) em dois grupos: placebo (PLA, n = 10) e creatina (CRE, n = 10). Eles foram avaliados quanto à composição corporal (pesagem hidrostática) e potência anaeróbia (teste de Wingate – TW) antes (PRÉ) e depois (PÓS) de sete dias de suplementação.

A creatina ou maltodextrina (placebo) foi usada em três doses diárias de 0,3g/kg de massa corporal diluídos em meio líquido adoçado.
Não foram observadas diferenças significativas na composição corporal após sete dias de suplementação (PRÉ x PÓS).

A potência anaeróbia pico (PP) e o instante da potência pico (IPP) aumentaram e o índice de fadiga diminuiu do PRÉ para o PÓS-testes no grupo CRE, enquanto que o grupo PLA não apresentou diferenças significantes. A PP apresentou forte tendência em ser maior e o IPP foi maior no grupo CRE comparado com o PLA.

Conclui-se que existem evidências de que a suplementação com creatina (0,3g/kg) em curto prazo (sete dias) pode retardar o IPP (CRE 3,0 ± 0,5/3,6 ± 0,8 Δ%= 20%) no teste de Wingate em atletas de elite do mountain bike, sugerindo que a suplementação com creatina pode melhorar o desempenho físico quanto à potência anaeróbia durante o trabalho de alta intensidade e curta duração.

Já tivemos um post aqui no Brunno Elias sobre creatina.

Uma resposta to “Creatina melhora potência anaeróbia em mountain bikers”

  1. […] de água nas células, acelerando a recuperação. Serve tanto para trabalhos de força como para modalidades de endurance, como mountain bike, rugby e […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: