Brunno Elias

Atividade física, bem-estar e um pouco mais (ou não…)

Archive for Novembro, 2009

Creatina melhora potência anaeróbia em mountain bikers

Posted by Brunno em 18 de Novembro de 2009

Mais uma evidência para o uso de creatina como suplemento alimentar em ciclistas, mais especificamente mountain bikers. Guilherme Eckhardt Molina, Guilherme Fávero Rocco e Keila Elizabeth Fontana, da Universidade de Brasília, publicaram na Revista Brasileira de Medicina do Esporte, o artigo Desempenho da Potência Anaeróbia em Atletas de Elite do Mountain Bike Submetidos à Suplementação Aguda com Creatina.

O trabalho teve como objetivo investigar os efeitos da suplementação aguda com creatina no desempenho da potência anaeróbia de atletas de elite do mountain bike.

A pesquisa contou com 20 atletas em período básico do macrociclo de treinamento, que foram distribuídos aleatoriamente (duplo-cego) em dois grupos: placebo (PLA, n = 10) e creatina (CRE, n = 10). Eles foram avaliados quanto à composição corporal (pesagem hidrostática) e potência anaeróbia (teste de Wingate – TW) antes (PRÉ) e depois (PÓS) de sete dias de suplementação.

A creatina ou maltodextrina (placebo) foi usada em três doses diárias de 0,3g/kg de massa corporal diluídos em meio líquido adoçado.
Não foram observadas diferenças significativas na composição corporal após sete dias de suplementação (PRÉ x PÓS).

A potência anaeróbia pico (PP) e o instante da potência pico (IPP) aumentaram e o índice de fadiga diminuiu do PRÉ para o PÓS-testes no grupo CRE, enquanto que o grupo PLA não apresentou diferenças significantes. A PP apresentou forte tendência em ser maior e o IPP foi maior no grupo CRE comparado com o PLA.

Conclui-se que existem evidências de que a suplementação com creatina (0,3g/kg) em curto prazo (sete dias) pode retardar o IPP (CRE 3,0 ± 0,5/3,6 ± 0,8 Δ%= 20%) no teste de Wingate em atletas de elite do mountain bike, sugerindo que a suplementação com creatina pode melhorar o desempenho físico quanto à potência anaeróbia durante o trabalho de alta intensidade e curta duração.

Já tivemos um post aqui no Brunno Elias sobre creatina.

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Proteção contra resfriados com exercício-ACSM

Posted by Brunno em 5 de Novembro de 2009

*Livre tradução da notícia disponível no PROTECT AGAINST COLDS WITH EXERCISE.

6 de outubro de 2009
Proteção contra resfriados com exercício
Especialistas alertam quando treinar e quando ficar na cama

run-outskirtINDIANAPOLIS (EUA) – Com o tempo ficando frio, os narizes começam a incomodar – mas a incidência de resfriados podem ser drasticamente reduzidas com o exercício físico fazendo parte da vida diária, de acordo com especialista do Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM).

Dr. David C. Nieman diz que vários estudos mostram queda de 25 a 50% do tempo com resfriado de pessoas ativas, com ao menos 45 minutos de exercício moderado (como caminhada) na maioria dos dias da semana.

“Essa redução na doença excede a que qualquer fármaco ou pílula pode oferecer”, disse Dr. Nieman. “Tudo que se exige é um par de tênis para prevenir o resfriado comum que afetará milhares de pessoas nesse inverno.”

Contudo, se você já está doente e não tem certeza entre escolher a academia ou o sofá, Dr. Nieman sugere:

* FAÇA exercício se o resfriado está confinado à cabeça, como coriza e garganta inflamada.

*NÃO FAÇA em excesso. Se você tem um resfriado, mantenha o exercício em intensidade moderada (como caminhar). Estudos nãogipr demonstraram efeitos negativos nessa intensidade durante resfriados comuns.

*FIQUE na cama se a sua doença for sistêmica – isso é além da voz rouca e garganta incomodando, como no resfriado comum. Infecções respiratórias, febre, glândulas inflamadas e dores extremas são boas razões para descansar ao invés de treinas.

*NÃO VOLTE tão cedo. Se você está se recuperando de uma doença mais séria que o resfriado ou gripe, volte gradativamente ao treino após duas semanas de descanso.

Dr. Nieman também alerta para se exercitar antes de tomar a vacina contra a gripe. Exercícios com intensidade moderada logo antes da vacina têm demonstrado melhora na resposta da mesma, incrementando a ação imune.

exercicio-fisicoOs avisos do Dr. Nieman estão alinhados com o programa Exercício é Remédio (Exercise is Medicine™), um componente de centros que incluem a atividade física como componente padrão do tratamento de saúde.

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