Brunno Elias

Atividade física, bem-estar e um pouco mais (ou não…)

Marketing pessoal no personal trainer

Posted by Brunno em 18 de Setembro de 2009

*Texto apresentado como avaliação na especialização em Wellnes: Saúde & Bem-estar.

O marketing pode ser entendido como um conjunto de ações para o desenvolvimento, lançamento e sustentação de um produto no mercado (MULLER, 2008). Esse conjunto ordenado de ações objetiva evidenciar ou tornar um produto atraente para o consumidor.
Para o personal trainer o marketing tem algumas diferenças das ações padrões usadas no mercado. A mais evidente é a individualização do marketing, sob a ótica do marketing pessoal.

Muller (2008) destaca que o marketing pessoal é baseado na imagem do profissional, exemplificando com artistas, políticos e atletas. Com o marketing se evidencia as qualidades do profissional, mas também é possível que a imagem se sobressaia, mesmo que os benefícios ou qualidades não sejam mais tão importantes. No ensaio construído por Bossle (2008) é considerado que o personal trainer surgiu como um modismo na década de 1990 no Brasil. Se tornou uma das principais áreas de atuação no mundo do fitness e atualmente se baseia na associação da imagem com as qualidades do profissional. A autora ainda destaca que a grande vantagem do personal trainer é a transferência da responsabilidade dos cuidados com a saúde do indivíduo para o profissional. Acredita-se na qualificação do mesmo para oferecer um produto subjetivo de qualidade, que é a saúde e o bem-estar (BOSSLE, 2008).

Ainda na discussão sobre o marketing, Muller (2008) destaca um conceito tradicional da área, os 4 P’s. Esse conceito se baseia na simplificação das variáveis necessárias para a comercialização de um produto, que no caso é a atuação do personal trainer. O conceito original foi desenvolvido em inglês, mas existem os correspondentes em português. São elas:

– Produto (product): o que será oferecido no mercado. Especificamente sobre o personal trainer é a sua atuação. Devem-se analisar suas qualidades, deficiências e competência para corresponder as expectativas do cliente;

– Ponto de venda (place): local de venda do produto ou atendimento do personal trainer. Para esse profissional o ponto de venda é uma característica única, pois o profissional não precisa se basear em um local fixo (academia), podendo atender clubes, condomínios ou parques. A relação é que seu produto deve ser consonante com o local de venda (ex: em parques realizar exercícios como corrida ou ciclismo, e trabalhos de força com instalações locais ou aparelhagem móvel; relacionando o produto vendido com o local, diferindo de uma academia);

– Preço (price): gera-se um valor levando em conta os atributos positivos e qualidades, alcançando a competitividade;

– Promoção (promotion): colocar o produto em evidência, no personal trainer é o profissional. Baseia-se em várias relações de divulgação de trabalho, resultando no surgimento de vários clientes em potencial.

Como conclui Muller (2008), o marketing para o personal trainer potencializa o alcance de sua imagem em busca de novos clientes. Bossle (2008) destaca que a relação do profissional em questão com o cliente é uma inter-relação, que necessita de mediação responsável. Apesar da transferência de responsabilidades com a saúde e bem-estar, no sentido de promoção, essa relação não é unilateral. O marketing pessoal auxilia nessa relação, usando o profissionalismo nessa comunicação do personal trainer com o cliente, atuando na manutenção da clientela e na busca de novos clientes.

REFERÊNCIAS

BOSSLE, Cibele B. O personal trainer e o cuidado de si: uma perspectiva de mediação profissional. Movimento, Porto Alegre, 14, 01, 187-98, jan/abr, 2008.

MULLER, Antonio J. Personal trainer e seu marketing pessoal. EF Deportes, Buenos Aires, 13, 126, Nov, 2008.

Uma resposta to “Marketing pessoal no personal trainer”

  1. Renan said

    Legal o post! tenho alguns escritos com um tema semelhante.

    como esse sobre como potencializar mercadologicamente as corridas de rua numa perspectiva sociologica

    http://www.marketingesportivo.adm.br/Marketing_Esportivo/Blog/Entries/2009/11/5_potencializando_corridas_de_rua.html

    e esse sobre o que seria qualidade de servicos no negocio dos personal trainers

    http://www.marketingesportivo.adm.br/Marketing_Esportivo/Blog/Entries/2009/10/28_qualidade_e_personal.html

    abracos

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