Brunno Elias

Atividade física, bem-estar e um pouco mais (ou não…)

O profissional de Educação Física em nossa sociedade

Posted by Brunno em 1 de Setembro de 2009

*Post em comemoração ao Dia do Profissional de Educação física

A sociedade caminha em busca do profissional “amplo”. Apesar de essa afirmação ir contra vários comportamentos (inclusive o meu, de ingressar em especialização, mestrado e doutorado), ela ainda é válida. Vê-se a especialização das profissões, e na área da saúde cada vez mais a segregação no sentido de se entender muito bem cada aspecto da vida humana.

Tem-se o aspecto cognitivo, físico, social, espiritual e ambiental, e cada um deles com profissionais capacitados para atender de forma excelente seus clientes. Mas como fazer a integração desses aspectos?

É nesse ponto que o profissional de Educação Física está. Apesar de atender prioritariamente o aspecto físico e educacional, por meio do treinamento e da escola, esse profissional também atua integrando os aspectos da vida humana. E esse é o profissional “amplo”. Apesar de poder optar entre fisiologia do exercício, Educação Física escolar, reabilitação, treinamento esportivo e outras áreas de especialização, ele ainda é capaz de promover a qualidade de vida de forma integral.

Os aspectos apresentados anteriormente fazem parte da elaboração teórica da Organização Mundial da Saúde para entender a qualidade de vida em diversas culturas. Imagine as várias situações que o profissional de Educação Física se encaixa: pode promover o bem-estar atuando contra a depressão e ansiedade, indicado por um psicólogo, que também pode atuar somando-se ao processo educacional da Educação Física escolar; auxilia na reabilitação de pessoas lesionadas que passaram por um médico, trabalhando em conjunto com a fisioterapia; também atua por indicação médica com outros pacientes (doenças metabólicas…); auxilia pessoas que sonham com um concurso público que tenha prova de aptidão física, permitindo ao candidato atender os requisitos; atua no governo, cuidando de eventos esportivos e atividades de lazer para a comunidade. Esses são alguns campos de atuação lembrados em um momento de reflexão.

Apesar dos outros profissionais fazerem propaganda para a área de Educação Física, isso traz mais responsabilidades. É preciso que todos os profissionais da área entendam que sua atuação é vista com olhos atentos pela população, seja na área de treinamento quanto na área escolar. Dessa forma, ética, profissionalismo e constante atualização devem fazer parte do repertório do profissional de Educação Física.

Parabéns pelo Dia do Profissional de Educação Física e recebam a gratificação que é o reconhecimento da população. Sucesso para todos!

Coluna_comemorativa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: