Brunno Elias

Atividade física, bem-estar e um pouco mais (ou não…)

Ciclismo indoor ou outdoor?

Posted by Brunno em 27 de Junho de 2009

rolo1_061008A técnica de ciclismo indoor há muito tempo é utilizada pelos ciclistas de competição. É comum entre os competidores ouvir o termo “rolo”, que nomeia o equipamento que permite pedalar de forma estacionária com a bicicleta de competição. Nele a bike é equilibrada ou travada e permite pedalar de forma constante, inclusive aplicando as marchas, e atingir a zona de treino ou imprimir o torque (ou RPM – rotações por minuto) desejado. Essa técnica normalmente é usada em dias de muito frio ou chuva, impossibilitando a pedalada na rua (outdoor), pois cada treino é importante na periodização do treinamento.

F124B_1Já de forma amadora, o ciclismo indoor popularizou-se com a entrada das aulas de spinning nas academias. Em 1995 Johnny G. elaborou um programa para que pudesse treinar em sua garagem. Percebendo a eficiência, inseriu esse treinamento de ciclismo nas academias. Atualmente existem dois sistemas de aulas que dominam o mercado: spinning e RPM. Esses dois modelos para aulas em grupo simulam a pedalada real, com subidas e outros estágios que seriam enfrentados na rua ou estrada. Também contam com música para embalar a pedalada e prometem o investimento de um montante calórico considerável para o tempo em cima da bicicleta. Apesar da disponibilidade, o que interessa é a bicicleta que é usada na aula.

O equipamento

273008_4A bicicleta usada no ciclismo indoor nas academias substituiu a antiga bicicleta ergométrica. Esse novo modelo simula de forma muito precisa a postura do ciclista na bicicleta de estrada. Após a regulagem inicial, a pedalada é controlada com carga que provoca frenagem e aumenta a resistência para movimentar os pedais.

Com esse equipamento é possível treinar entusiastas do ciclismo de forma indoor ou mesmo agregar a atividade em um circuito de exercícios de força, de acordo com o objetivo do praticante.

Tanto na bike estacionária quanto na indoor é preciso regular a altura do selim de acordo com o praticante. Primeiramente pode-se usar a crista ilíaca como parâmetro para essa regulagem. Após isso, o ciclista se posiciona sobre a bike e deve realizar o ajuste fino, colocando um dos pedais na posição mais próxima em relação ao solo, quando deverá existir uma leve flexão do joelho. Dessa forma se previne dores na região posterior aos joelhos e coxas, por extensão excessiva nas pedalas, cuidando dos ligamentos e musculatura envolvida.

Os benefícios de cada atividade

A predominância aeróbia (cardiovascular) nas duas atividades é indiscutível, mas existem detalhes importantes.

O ciclismo outdoor, feito na rua ou estrada, permite a simulação de uma competição com emprego das técnicas pertinentes (vácuo, ataque, abastecimento…). Também exige acurado senso de troca de marchas e recuperação de velocidade após curvas e subidas ou descidas.

O ciclismo indoor permite controle mais efetivo das variáveis do treinamento (frequência cardíaca, RPM, sprints, tempo…), pois não será afetado pela velocidade do vento ou mudança da inclinação da pista. Nele pode ser proposto determinado tempo de sprint (esforço máximo sobre a bicicleta), com recuperação ativa ao alterar a carga empregada. Particularmente, é mais fácil controlar essas informações de forma indoor. Nessa atividade também é possível considerar o trabalho de força realizado pelos membros inferiores com cargas significativas.

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O que escolher?

Com a bike indoor em seu espaço de treino (academia, estúdio…) é possível empregar os benefícios do ciclismo em seu treinamento, como em um circuito de musculação. É errado comparar e tentar identificar qual atividade é melhor: indoor ou outdoor. Considere as duas atividades como diferentes e empregue de acordo com a necessidade de estímulo.

Ciclistas devem treinar o ciclismo outdoor, que é a atividade principal, mas podem lançar mão do treinamento indoor em alguns períodos de sua sistematização.

Use as ferramentas disponíveis e organize um treino ideal para cada situação. Bom treino!

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