Brunno Elias

Atividade física, bem-estar e um pouco mais (ou não…)

Exercício físico individualizado é mais efetivo

Posted by Brunno em 19 de Abril de 2009

Recentemente foi publicada uma interessante pesquisa sobre a supervisão no exercício físico. Na discussão do estudo, o médico Nicolai e colaboradores (2009) afirmaram que o exercício físico é o método mais eficaz para diminuir massa gorda e dessa forma controlar a obesidade que representa sério problema para a saúde publica. Fatores como vergonha de sua aparência, má condição geral de saúde e isolamento social representam barreiras para o início e a aderência do obeso ao programa de exercício físico. Dessa forma, boa parte dos pacientes que recebia a orientação de iniciar a prática de atividades físicas não a cumpria. Durante quatro meses, um grupo de pessoas obesas realizou sessões de exercício físico supervisionado enquanto outro grupo apenas recebeu a orientação verbal para realizar atividade física. No fim do período o grupo com supervisão diminuiu em média 6,2 kg de massa gorda enquanto o outro grupo diminuiu apenas 1,7 kg. Na conclusão os autores apontaram que o exercício físico com supervisão de um profissional qualificado do fitness leva ao melhor controle do peso corporal.

Esse estudo lembra muito um anterior, realizado por Mazzetti e colaboradores (2000), agora todos pesquisadores da área de treinamento físico, que concluíram que o treinamento resistido supervisionado resulta em melhores e maiores ganhos no treinamento de força.

Mas fica a pergunta: por que o exercício supervisionado tem melhor aproveitamento? Em primeira mão é impossível colocar neste texto todas as implicações para a maior eficiência do treinamento personalizado, mas é possível citar algumas:

colunaPersonal trainning: a atuação do personal trainer é mais eficiente porque o profissional lança mão de várias metodologias para alcançar o objetivo proposto pelo cliente. É uma área do fitness que obriga o profissional a manter um programa de educação continuada para poder atender as obrigações do mercado, não permitindo estagnação do conhecimento.

Progressão do treinamento: sessões de treino com supervisão progridem de acordo com o ritmo do cliente. Nada de cumprir repetições, exercícios ou quilômetros que não sejam importantes para sua evolução em direção ao seu objetivo. Seu tempo é importante e as variáveis do treinamento devem progredir com você.

Avaliação física efetiva: as avaliações físicas são realizadas visando o acompanhamento de sua evolução no condicionamento físico. Se algo não tiver melhorado conforme a predição inicial, o profissional irá mudar sua abordagem para atender essa dificuldade.

Interação profissional e cliente: é criada uma dinâmica social entre o prestador de serviços e o contratante, na qual é possível perceber quando o indivíduo está bem ou teve um mau dia, e ajustar a sessão de última hora, sempre visando a melhor execução do programa. O treino não deve ser fixo, é preciso ter flexibilidade para alterar o que for necessário de acordo com o que o cliente traz de sua vida pessoal ou profissional, para oferecer melhor bem-estar com a sessão de treino.

Agora cabe procurar um profissional que te agrade e começar seu programa de treinamento físico. E você, profissional do fitness, mantenha-se atualizado e não tenha medo de aplicar as novidades que acreditar serem úteis. Se forem cientificamente corretas, é difícil dar errado.

Bom treino a todos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: