Brunno Elias

Atividade física, bem-estar e um pouco mais (ou não…)

Novas experiências ao treinar

Posted by Brunno em 13 de Março de 2009

* Texto escrito em Recife-PEpcr1

Estou em Recife, participando do Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical do dia 8 a 12 de março. A participação é para apresentar um trabalho que faz parte da dissertação na área de qualidade de vida de portadores do HIV. Mas uma questão ficava em minha mente: como manter meu treino (em ritmo forte desde janeiro de 2009) ficando uma semana fora da minha academia?

Acredito não ter vigorexia, mas ficar sem treinar está fora de cogitação. Então fui preparando uma rotina de treinos, mas deixei para ajustá-la quando chegasse ao hotel. E não foi que acabei descobrindo um novo prazer?

O programa ficou da seguinte forma: levantar às 6:30h para tomar um café leve e caminhar os 100 metros até a praia. Na orla, procurar barras ou outros aparelhos para fazer alguns exercícios de força. Após a blog21parte localizada, realizar uma corrida de 5 a 6km. Aproximadamente uma hora de treino, voltar para o hotel e se arrumar para entrar de cabeça no congresso que vai das 9 até às 18h.

Essa formulação era a que estava na teoria, na prática a sensação foi mais significativa! Para começar, as barras fazem parte de uma proposta muito interessante da prefeitura de Recife-PE: existe um forte estímulo para a prática de atividade física, então foram construídos complexos que contam com barras para puxada, barras paralelas e pranchas para abdominais; além de circuito de escadas para trabalho cardiovascular e de força para membros inferiores. E os complexos foram colocados a pouca distância uns dos outros, logo, não é preciso andar muito para fazer seus exercícios.

Além dos aparelhos, o calçadão da orla de Boa Viagem conta com pista de corrida marcada a cada 100 metros nos dois sentidos, e é acompanhada por uma longa ciclovia com duas mãos, que comporta o pessoal que usa a bike como meio de transporte, ciclistas amadores e muita gente totalmente equipada (inclusive à noite testemunhei um grupo de night bikers com 143 pessoas!!!).

Além da infra-estrutura oferecida aos turistas e a população, existe a areia da praia brilhando sob o sol, que aquece o mar desde cedinho. Somando a paisagem e a estrutura, o programa ficou assim: chegada no calçadão para usar as barras, corrida que terminava com água de coco, e um banho de mar para refrescar. E isso começando cedo, quanblog11do o clima está ameno e favorece a corrida.

Passando pela experiência foi possível perceber a necessidade de mudar o programa de treino por alguns dias para dar um novo ânimo, além de experimentar novas possibilidades.

Bom treino novo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: