Brunno Elias

Atividade física, bem-estar e um pouco mais (ou não…)

Personal training é tendência mundial e continua em 2009

Posted by Brunno em 16 de Dezembro de 2008

Personal trainer é o profissional habilitado a desenvolver e aplicar programas de atividade física de forma individualizada, oferecendo o produto personal training. Essa atuação profissional continua a crescer e se torna cada vez mais acessível a mais pessoas, principalmente pela eficiência dos profissionais ao conquistar os objetivos desejados pelos clientes.

Segundo o Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM), no jornal Health & Fitness (vol. 12, nº 6), a profissão é o terceiro item das tendências de 2009. O órgão, com cobertura mundial sobre atividade física, realiza há três anos uma pesquisa para identificar as tendências sobre o tema.group_1717_cropped_web

Nessa última avaliação, 9.801 profissionais do fitness certificados pelo ACSM foram consultados, sendo que 1.540 responderam ao questionário. O instrumento continha 35 opções de possíveis tendências, com respostas em escala likert, e ainda perguntava sobre possíveis tendências não oferecidas no instrumento. A pesquisa cobriu todos os profissionais certificados no mundo.

O personal training foi identificado como a terceira tendência para 2009, mantendo a colocação obtida em 2008, quando subiu da sétima posição de 2007. Segundo o autor, atualmente se tem a atenção voltada para a educação continuada e certificação desses profissionais, e eles provavelmente formarão o pilar do fitness mundial.

Em primeiro lugar ficou a tendência de Profissionais do fitness preparados e experientes, mantendo a colocação de 2008. Isso reflete a entrada de muitos profissionais na área do fitness e a necessidade de controle de qualidade. O mercado se regula à procura de bons profissionais que se mantenham atualizados.

O segundo lugar refletiu a preocupação mundial, sob o tema Crianças e obesidade. Esse problema é considerado grave e o profissional do fitness é um importante intervencionista nesse processo, pois a geração atual pode ser a primeira a não viver mais que seus pais ou avós, graças às doenças metabólicas advindas da obesidade.

A divulgação das tendências permite ao Educador Físico se preparar para o mercado segundo as necessidades. A educação continuada é importante, tanto para a intervenção individual quanto para engrandecer a classe. Se cada profissional melhorar seu trabalho, todos os Educadores Físicos serão vistos com bons olhos, e o inverso também é verdade.

Bom 2009 e que todos estejamos preparados para os novos desafios!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: