Brunno Elias

Atividade física, bem-estar e um pouco mais (ou não…)

Aptidão física, atividade física e exercício físico

Posted by Brunno em 2 de Junho de 2008

          Esses três termos – aptidão física, atividade física e exercício físico – estão sempre presentes no cotidiano de atletas ou praticantes de atividades físicas com fins variados, mesmo que eles não saibam disso. Apesar da presença, não é sempre que se encontram claras as definições de cada termo. Vamos discuti-las aqui.

          Aptidão física pode ser entendida como adaptação ao ambiente, vista de duas maneiras: respostas a estímulos e prevenção a doenças advindas do sedentarismo. Na primeira é a capacidade do indivíduo realizar suas tarefas e responder a estímulos não previstos (atravessar a rua correndo, carregar as sacolas do mercado para casa…) com o mínimo de fadiga. Esse conceito está presente em várias dimensões ou qualidades físicas: capacidade aeróbia, força, flexibilidade, composição corporal. E também em qualidades físicas específicas para esportes, dimensões características de atletas.

          Atividade física é a execução de qualquer atividade que não o repouso. Pode ser definida como qualquer movimento produzido pela musculatura esquelética (voluntária) que resulte em gasto energético maior que o repouso. Dessa forma qualquer atividade que você realizar, o que leva a gasto energético, é atividade física: varrer a casa, pedalar, escalar, sexo, podar uma planta… O que difere é a intensidade ou tamanho do gasto energético que será atingido, e também qual a atividade e a duração dela.

          Já o exercício físico é uma parte da atividade física, diferindo no momento da organização. O exercício físico tem suas partes organizadas seguindo regras de prescrição de treinamento. Ele está focado em objetivo (s), logo tem controle sobre tipo, intensidade, duração e volume. Passa por avaliações periódicas e ajustes com a adaptação do praticante. E também deve ser acompanhado por um Educador Físico, único profissional habilitado a controlar essas características de qualquer tipo de modalidade.

          A capacidade de correr no parque por 30 minutos é aptidão física; a corridinha no parque por 30 minutos é atividade física; já a corrida no parque por 30 minutos, com freqüência cardíaca em 65 – 75% da máxima, na segunda semana de treino é exercício físico. São pequenas diferenças, mas muito importantes para alcançar seus objetivos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: