Brunno Elias

Atividade física, bem-estar e um pouco mais (ou não…)

Qualidade de vida e exercício físico

Posted by Brunno em 6 de Maio de 2008

     A qualidade de vida é termo corriqueiro no dia-a-dia das pessoas, já que muitos o usam para as mais variadas aplicações. O que não é comum é ouvir alguém tratando a qualidade de vida como uma face da ciência em construção, que é como esta se encontra hoje.

     O termo entrou para a literatura médica em 1930, mas começou a ser utilizado após a 2ª Guerra Mundial (1939 – 1945). Nesse período era utilizado para se referir ao dia de amanhã: “Como será a qualidade de vida dos nossos filhos?”. Após esse período de referência histórica, as evoluções tecnológicas aumentaram e também o consumo dos recursos naturais. Já em 1980 o termo qualidade de vida ganhou discussão sobre seu sentido, o que ainda se mantêm. Hoje se entende que a qualidade de vida não significa ausência de doença, mas sim como o indivíduo percebe o seu bem-estar, envolvendo campos como físico, psicológico, relações sóciais, meio ambiente e espiritualidade.

     Normalmente se comenta que a prática de atividade / exercício físico melhora a qualidade de vida. No sentido de prevenir ou tratar doenças, é um aspecto funcional, chamado qualidade de vida relacionada à saúde. Essa qualidade de vida com atuação mais restrita é muito utilizada pela medicina através de seus exames que tratam da doença. Já se utilizar a definição da Organização Mundial da Saúde, o nível de qualidade de vida está ligado à sensação de bem-estar da pessoa, é algo mais subjetivo.

     Enfaticamente, a prática, seja ela regular ou não, pode levar a uma melhora da qualidade de vida. Se a pessoa sente-se bem com a realização da atividade, já está melhorando sua vida. Se o objetivo é prevenir ou tratar doenças, seguindo diretrizes para isso, também estará melhorando a vida dessa pessoa, mesmo que seja no aspecto funcional. Algumas pesquisas já mostraram aspectos positivos da atividade / exercício físico em temas psíquicos (stress, ansiedade…) e várias mostraram sucesso em questões biológicas (doenças, capacidade físicas…).

     Apesar da qualidade de vida ser algo amplo, a atividade / exercícios físicos tem papel importante nesse universo, podendo interferir de maneira proveitosa. O cuidado necessário é ao usar o termo qualidade de vida, já que se pode incorrer ao erro de aplicação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: